quinta-feira, 19 de maio de 2011

POR UMA ESCOLA SEM BARREIRAS

O Agrupamento Vertical de Lamego está de parabéns pela sua participação no concurso “ESCOLA ALERTA” cujo trabalho intitulado “POR UMA ESCOLA SEM BARREIRAS” arrecadou o primeiro prémio distrital no segundo escalão da categoria - 3.º ciclo.

clip_image002

Cerimónia de entrega do prémio pelo representante do Governo Civil de Viseu.

É um prémio que tem um sabor especial na medida em que foi a primeira vez que este agrupamento de escolas se integrou neste grande movimento Nacional, de alerta para as situações que afligem crianças/jovens deficientes de todos os estratos sociais.

Trata-se de um trabalho realizado pelos alunos do 7.º 1, cuja orientação e dinamização ficou a cargo do professor de Educação Visual - António Meireles, coadjuvado pelo professor de Educação Especial - António Soares.

clip_image004

 

Turma do 7.º 1

 

A matriz do projecto assentou em duas grandes preocupações: a primeira preocupação repartida por quatro vertentes: (i) levantamento de obstáculos à livre circulação de cadeiras de rodas - barreiras arquitectónicas - com que alunos anteriores se confrontaram e com as quais se confrontam os alunos actuais;

(ii) adaptação de pelo menos uma casa de banho para deficientes motores; (iii) melhoramento das indicações de casa de banho – tornando a indicação evidente mesmo para alunos que não sabem ler e (iv) transformação da sala de ténis de mesa em sala de convívio para os alunos. Este último aspecto merece mesmo uma referência especial na medida em que iria facilitar a inclusão e ajudar a resolver eventuais situações de bullying resultantes da concentração de alunos nos corredores da escola, em dias de chuva, frio ou excesso de calor.

A segunda preocupação relaciona-se com a necessidade de sensibilizar a direcção do agrupamento bem como a comunidade escolar para a problemática dos alunos NEE e para a tentativa de os comprometer com a resolução dos problemas levantados. Para o efeito, os alunos do 7.º 1 elaboraram um inquérito sobre as condições de trabalho e de satisfação dos docentes e discentes e uma carta de compromisso – protocolo - dirigida à direcção do Agrupamento.

Apesar de termos alcançado o primeiro prémio a nível distrital, temos consciência de que o que propusemos é pouco, muito pouco. Mais ainda, por saber que, nas condições actuais, o que propusemos poderá não passar de propostas bem-intencionadas. Contudo, não iremos desanimar. Por isso, no futuro, tencionamos continuar a participar no Concurso Escola Alerta, alargando o nosso campo de acção, a toda a cidade de Lamego.

Temos a certeza de que podemos contar, quer com as entidades públicas, quer com as entidades privadas, neste projecto de cidadania e luta pela melhoria das condições dos cidadãos portadores de deficiência.

Os docentes:

António Meireles e António Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário