quinta-feira, 19 de maio de 2011

ENCONTRO DESPORTO ADAPTADO

Os alunos da Educação Especial: Pedro Pereira, Cátia Fonseca, Hugo Vicente, André Couto, Pedro Sousa, Vera Cardoso, Tiago Pereira, Sérgio Mendonça e Catarina Teixeira, participaram no “ENCONTRO DESPORTO ADAPTADO” que decorreu, no sábado, 30 de Abril de 2011, na Escola Básica 2/3 de Cinfães. Tratou-se de um encontro Regional destinado a todos os alunos NEE de carácter prolongado, portadores de deficiência, de todos os Estabelecimentos de Educação e Ensino com Desporto Escolar da DREN.
Com a realização deste encontro, perseguiram-se, entre outros, os seguintes objectivos: (i) participar nas atividades lúdico-desportivas procurando o êxito pessoal e de grupo; (ii) estabelecer um relacionamento pessoal e de respeito com os companheiros, quer no papel de colega, quer no papel de adversário; (iii) cooperar nas situações de aprendizagem e organização em ordem a um bom ambiente relacional.
Os nossos alunos desenvolveram as seguintes atividades: Goalball; Slalom de Cadeira de Rodas; Jogos de Precisão; Piscina de Bolas; Workshop de Expressões, Brinquedos Adaptados e Boccia. Infelizmente não foi possível praticar passeios a cavalo devido à chuva.
O almoço: creme de legumes, empadão de carne, pão, gelatina, logout e água, estava muito bom - parabéns às cozinheiras - e foi servido na Cantina da Escola - obrigado senhor Diretor.
A responsabilidade do encontro ao nível da nossa escola esteve a cargo do professor de Educação Física – Rui Almeida tendo sido coadjuvado nessa tarefa pelo professor da Educação Especial - António Soares e pelas técnicas operacionais Lúcia e Beatriz.
Os alunos participaram nas atividades lúdico-desportivas, cooperaram na partilha de tarefas e espaços, manifestaram interesse, satisfação pessoal, respeito pelos companheiros e adversários e um bom ambiente relacional.


clip_image001

clip_image001[4]

clip_image001[6]

Workshop de Expressões

clip_image001[8]

clip_image002[8]

Jogos de Precisão

clip_image003[4]

clip_image003

Goalball (a nossa equipa e a equipa opositora)

clip_image001[10]

clip_image002[10]

Piscina de Bolas

clip_image004[4]

Slalom de Cadeira de Rodas

clip_image005

Jogo do Boccia

clip_image006[4]

Segue-se um breve testemunho de alguns dos alunos participantes no evento.
“Eu gostei muito do passeio, da piscina de bolas e do jogo da Boccia.” (Pedro Pereira)
“Eu gostei muito de ir ao encontro. Do que gostei mais foi de jogar às latas e a outros jogos. Também gostei do almoço e dos jogos no ginásio.” (Cátia Fonseca)
“Gostei do passeio, sobretudo do convívio, do jogo da Boccia e da Piscina de Bolas.” (Pedro Sousa)
“O que eu gostei mais foi dos jogos: Goalball, e jogo das latas. Também gostei de trabalhar o barro e de pintar.” (Sérgio Mendonça)
“Eu gostei de andar na cadeira de rodas” (Catarina Teixeira)

Obrigado a todos os que contribuíram para que este encontro fosse um êxito. Sem querer ser exaustivo: à junta de freguesia de Almacave que nos cedeu a carrinha, e ao condutor – Senhor Julião, que tão bem nos conduziu, e que não descansou enquanto não entregou no local próprio todos os alunos, mesmo correndo alguns riscos, em caminhos apertados e perigosos, ao empenho dos professores Rui Pereira e António Soares, aos incansáveis alunos Vera e Sérgio e às técnicas operacionais Lúcia e Beatriz.
Um agradecimento especial ao Diretor da Escola EB 2,3 de Cinfães, Dr.º Manuel Pereira, pela forma como nos recebeu, à professora de Educação Física – Catarina, e a todos os professores e técnicos que contribuíram para o sucesso deste evento.


Os professores
Rui Almeida e António Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário