O Autismo, às vezes chamado “autismo clássico”, é a perturbação mais comum dentro de um grupo de alterações do desenvolvimento, conhecidas como Perturbações do Espectro Autista. Para o diagnóstico dos casos de autismo são tidas em consideração três áreas conhecidas no seu conjunto por “Tríade de Wing”:
Outras perturbações do Espectro Autista incluem:
- Perturbação de Asperger
- Perturbação de Rett
- Perturbação Desintegrativa da Segunda Infância
- Perturbação Pervasiva do Desenvolvimento Sem Outra Especificação
Todas estas perturbações possuem aspectos comuns; no entanto, algumas características diferem de perturbação para perturbação tanto a nível de intensidade como na presença/ausência das mesmas.
No nosso agrupamento, existem crianças sinalizadas com esta síndrome. Daí que, por respeito para com estas crianças e suas famílias, a Educação Especial tenha comemorado, este dia, com uma exposição de cartazes no átrio da escola EB 2,3
Alunos da Educação Especial que participaram no evento
(Da esquerda para a direita: Pedro Pereira, Ana Rita, Cátia Fonseca, Pedro Sousa)
É PRECISO NÃO ESQUECER QUE:
- UMA PESSOA COM AUTISMO ENTENDE E COMPREENDE MAIS DO QUE COMUNICA
- É SENSÍVEL, TEM SENTIMENTOS E GOSTA DE CONVIVER COM OS OUTROS
- TEM HABILIDADES QUE PODEM E DEVEM SER DESENVOLVIDAS
- TEM UMA IDADE QUE DEVE SER RESPEITADA
- PRECISA DE APOIO NA SUA AUTO-ESTIMA
- PRECISA QUE COMPREENDAM AS SUAS CAPACIDADES E LIMITAÇÕES.
Educação Especial
Sem comentários:
Enviar um comentário