segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dia Internacional do Cidadão Deficiente

Dia 3 de dezembro de 2011, é um dia muito importante para todas as pessoas com deficiência. Importante, porque nos lembramos delas. Importante porque nos lembramos das famílias delas, porque reflectimos sobre os seus problemas, os constrangimentos que as afectam, as barreiras que as circundam. E são muitas as barreiras. Porém, pior que as mais conhecidas, as arquitetónicas, como a falta de rampas de acesso aos prédios, os passeios obstruídos ou a ausência de sinais sonoros nas passadeiras, são as barreiras psicológicas e sociais, como a discriminação e o ostracismo.

Como docentes de educação especial, vivenciamos estas dificuldades, ao nível da infância e da juventude, e, claro, preocupa-nos com o futuro destas crianças/jovens.

São muitos os diplomas legais que contemplam estes alunos, e que vão desde as várias convenções internacionais, até à Constituição da República Portuguesa, passando pela Lei de Bases do Sistema Educativo, culminando no Decreto-Lei n.º 3 de 2008 que presentemente nos rege. É este Decreto-Lei, que no seu artigo 14.º, nos incita a promover a transição destes jovens para a vida pós-escolar, ou seja, para a vida de trabalho. Ora, como se sabe “o trabalho é uma dimensão fulcral de sociabilidade que liga o indivíduo à natureza e à sociedade”. Uma sociedade democrática como a nossa, não pode ostracizar e abandonar ao seu destino, os mais desfavorecidos do ponto de vista social, mental ou físico. Mais ainda, quando se lê nos olhos destes jovens a vontade de mostrar que querem e que são capazes de dar o seu contributo social.

Como docentes de educação especial, somos confrontados todos os dias com a necessidade de dar resposta às situações destes jovens. E, convenhamos, nem sempre é fácil.

Felizmente, temos tido alguma abertura quer de algumas instituições como a Associação Portas Pr’a Vida e a Associação Regional de Deficientes do Alto Douro – ARDAD, quer de alguns autarcas, nomeadamente o senhor António Lourenço, presidente da Junta de freguesia de Almacave, a quem aproveitamos para agradecer publicamente a forma generosa e solidária com que nos tem recebido, o contributo que tem dado, e os sacrifícios que tem feito em prol dos alunos NEE. Sim, digo bem, os sacrifícios que tem feito, tomando muitas vezes ele próprio em mãos, aquilo que por força da falta de pessoal não seria possível realizar – Muito obrigada senhor Presidente da junta de freguesia de Almacave.

Normalmente, o ser humano realiza-se através de duas vertentes: a vertente do amor e a vertente do trabalho. Quando uma falha o ser humano concentra as suas energias na outra. É preciso não esquecer que na maior dos casos a realização deste jovens passa pela segunda vertente – A realização pelo trabalho.

Os docentes da educação especial da EB 2,3, certos de que comungam o espírito de outros docentes de outras escolas e de outras regiões, apelam às autarquias locais e aos empresários e empresárias da região, para estarem disponíveis e receptivos se algum dia forem contactados para facultar estágios pré-profissionais ou profissionais para estes jovens.

E porque não, dar-lhes emprego. Ao contrário do que se possa pensar, na maioria dos casos trata-se de jovens com quem se pode contar, são assíduos e pontuais e desempenham tarefas simples, é certo, mas com todo o empenho.

Bem hajam, ouvintes da Rádio Douro-Sul.

António Soares, Ana Gonçalves e Isabel Portinha

(...)

RÁDIO DOURO-SUL – 03 DEZ-2011

MENSAGENS DOS ALUNOS


RITA:
Eu sou a Rita!
Tenho 14 anos.
Gosto da escola onde estou.
Mas o que eu gosto mesmo é do meu pai, da minha mãe e do meu irmão.

TIAGO:
Eu sou o Tiago!
Tenho 16 anos.
Gosto da minha escola.
Mas o que eu gosto mais é do trabalho que faço na junta de freguesia de Almacave.
O senhor presidente gosta de mim.
Obrigado por me apoiar.

RUBEN:
Eu sou o Ruben!
Tenho 13 anos.
Neste dia, quero agradecer especialmente à minha irmã Bruna a paciência que tem para aturar as minhas diabruras.


CÁTIA
Eu sou a Cátia!
Tenho 12 anos.
Quero dar à minha mãe muitos abraços e beijinhos e agradecer-lhe tudo o que tem feito por mim.

GONÇALO
Eu sou o Gonçalo!
Tenho 10 anos
Quero mandar um beijinho especial à minha mãe, pai e manos!

MARCELO
Eu sou o Marcelo!
Tenho 10 anos.
Queria agradecer aos meus pais, que são muito meus amigos, fazem-me todas as vontades e dão-me muito carinho.

Catarina
Eu sou a Catarina!
Tenho 13 anos
Queria agradecer à minha avó, que é muito querida e queria dar-lhe um beijinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário